terça-feira, 16 de março de 2010

Campanha da cerveja Devassa com Paris Hilton é alvo de três processos

A campanha da cerveja Devassa Bem Loura, do Grupo Schincariol. estrelada pela socialite Paris Hilton, acabou na mira do Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária (Conar), depois de o órgão ter recebido denúncias de consumidores e de associações ligadas às mulheres e acabou sendo alvo de um processo também do próprio Conar. O apelo sexual excessivo do filme publicitário e a promoção exposta no site, que pode sugerir o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, foram alguns dos pontos destacados nos três processos que o Grupo Schincariol e a agência Mood, responsável pela campanha da cerveja terão de responder. O Grupo Schincariol e a agência Mood informaram que ainda não receberam a notificação do Conar.

De acordo com o Conar, os processos serão julgados pelo Conselho de Ética e, apesar de não haver uma data prevista, em geral são necessários 30 dias para que todos os documentos e a apresentação da defesa dos acusados seja anexada. Até o julgamento, os anúncios da campanha em TV e outras mídias podem ser veiculados, a não ser que o relator do processo decida por uma medida liminar, determinando a suspensão da veiculação. Após o julgamento e anúncio da a decisão em primeira instância cabe recurso, segundo o órgão.

Segundo o Conar, um dos processos abertos aconteceu por denúncia de consumidores que consideraram o anúncio na TV e as demais peças da campanha de apelo excessivamente sensual. Pelas normas do Conar, a propagande de bebidas alcoólicas não pode ter como principal apelo a sensualidade.

O segundo processo foi movido pelo próprio Conar, que considerou a promoção veiculada no site da marca um estímulo ao consumo excessivo de álcool. Já o terceiro processo foi movido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres que, de acordo com o Conar, considerou o conteúdo do site sexista e desrespeitoso à mulher.


Nenhum comentário: