segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

E a tragédia em Santa Maria? Ah, esquece... O carnaval esta aí!


A noite de Santa Maria provocou em mim uma tristeza típica de um massacre estúpido. Não foi um avião que caiu, não foi um maluco que saiu atirando, não foi uma tormenta que destruiu casas, não foi uma bomba terrorista que explodiu. Foi um conjunto de omissões e incompetências, de Quinto Mundo. Segundos ou minutos bastaram para asfixiar, queimar, envenenar e matar 200 e tantos jovens num espaço de lazer. Saíram para dançar, voltaram num caixão. Irmãos, namorados, amigos.
Nosso "luto" é pela estupidez humana que transformou uma boate numa câmara de gás sem chance de salvação para centenas de jovens. O assassinato coletivo na boate Kiss ficará na história como uma das tragédias que poderiam ser evitadas se houvesse uma coisa apenas: Responsabilidade.
Faltou responsabilidade. Do prefeito. Dos donos da boate. Do Corpo de Bombeiros. Dos músicos. Dos seguranças.O país antes do carnaval, assistia um jogo de empurra sem vencedores. Ninguém assume nem responsabilidade parcial.
As leis existem. Mas, por corrupção, ganância, ignorância e, principalmente, por falta de fiscalização e punição, crianças caem de rodas gigantes defeituosas , bujões, fogos de artifício e bueiros explodem. Ninguém vai preso, a culpa se dilui e a mídia esquece. Até a próxima "fatalidade anunciada" ou até o próximo carnaval.

Mobilizem-se para tentar impedir que Renan Calheiros assuma a presidência do Senado. Somos ou não responsáveis por um Brasil melhor?

Nenhum comentário: